sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Velozes e Furiosos 5 - Verdade dentro da ficção!

Para quem gosta de filme de ação, o filme Velozes e Furiosos 5 operação Rio é uma ótima dica, pois o filme traz um elenco sensacional reunindo os principais personagens dos filmes anteriores, além dos belos carrões, muita velocidade e mulheres bonitas.

Eu particularmente adoro filme de ação, mas meu comentário sobre este filme não vai ser sobre a ficção, mas sim sobre a realidade oculta na obra fictícia.
A história do filme gira em torno do traficante que domina as favelas do Rio e tem uma fortuna guardada e dividida em vários locais diferentes da cidade onde nossos heróis elaboram um plano para que o traficante reúna todo dinheiro em um único local para assim facilitar o roubo.
Agora adivinhem onde o traficante guarda o dinheiro?
Dentro de uma delegacia de polícia, onde o traficante anda livremente e dá ordens aos policiais, participa das perseguições, manda e desmanda em toda cidade.
É claro que se trata de uma obra de ficção, mas isso mostra a percepção que as pessoas que estão lá fora, em outros países têm do Brasil.
Nós somos vistos como um país sem lei, um país corrupto, um país dominado por traficantes, dominado por maus políticos, um país onde os policiais ficam subordinados a bandidos, ao poder paralelo.
Quer saber de uma coisa? Eu achei o filme fantástico, achei que retratou com perfeição a incapacidade do poder público Brasileiro, principalmente no Rio de Janeiro onde o poder paralelo ainda domina e não é suprimido nem mesmo com a presença do exército.

Também, em vez de colocar os bandidos na cadeia, eles avisam que vão subir o morro e esperam os vagabundos se mudarem para depois colocar na mídia que o morro foi pacificado! Enquanto isso os bandidos que se mudaram continuam livres para dominar novas comunidades a começar novos negócios.
Fala sério, tantos anos e o problema só piora...


Hoje em meu minuto de silencio vou refletir sobre o que é ficção ou realidade, pois às vezes a ficção fala muito!

Val.

4 comentários:

  1. Pai fala sobre rachas de rua..

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de colocar meu nome Vander.. s

    ResponderExcluir
  3. Grande Vander, tudo bem?
    Vou fazer um post em homenagem a você OK!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. tdoo tranquilo, Valeu pai.. Quero só ver ;)

    Vander

    ResponderExcluir